Páginas

terça-feira, outubro 23, 2007

Polêmica sobre biografia do criador de Charlie Brown


Schulz and Peanuts é a primeira biografia de Charles Schulz, o criador de Charlie Brown, Snoopy e sua turma, a ser lançada após a morte do autor, em 2000. São 670 páginas escritas pelo jornalista David Michaelis, que serão lançadas na semana que vem nos EUA. E já atraem controvérsia.

Segundo matéria do New York Times esta semana, a família de Schulz aprovou a iniciativa de Michaelis e colaborou com material desde o início - mas não gostou do resultado.

A biografia retrata o cartunista como um homem extremamente melancólico e que estava sempre correndo atrás de várias mulheres. Schulz seria uma versão crescida, e triste, de Charlie Brown. "Acho que ele quis escrever um livro assim, e usou a nossa família", reclama Amy Schulz Johnson, filha do biografado.

Jean Schulz, segunda esposa do autor, diz que o livro "não é um retrato completo. Sparky [apelido do cartunista] era muito mais. Na maior parte do tempo, ele amava rir".

"Acho que a melancolia de Sparky e seu primeiro casamento são mais interessantes de descrever do que 25 anos de felicidade. Felicidade não é divertida", diz a viúva, lembrando que a última frase era a resposta de Schulz quando questionado por que Charlie Brown nunca conseguia chutar a bola.

O filho do primeiro casamento, Monte Schulz, é o principal crítico da biografia. Diz que há diversas inconsistências no relato dos fatos e que a publicação é "um absurdo".

O autor Michaelis comenta que é difícil para uma família ver seu pai de forma diferente do que está acostumada. "Este é o homem que encontrei", relatou o autor, assegurando ao NYT que sua versão da história é a correta.

Schulz and Peanuts traz não só a história de Charles Schulz, mas também comparações de seu estado de espírito com os 50 anos de tiras - reproduzidas nas páginas - que desenhou. A edição da Harper sai dia 16 nos EUA, ao preço de US$ 34,95.

* Família de Charles Schulz contesta versão "melancólica" do livro de David Michaelis

8 comentários:

  1. Anônimo12:11 AM

    Não conheço a história da vida do Schulz, mas a frase do escritor do livro é, no mínimo, patética. "Este é o homem que encontrei. A minha história é a correta." Falar uma porcaria dessas a despeito da opinião de quem viveu de fato do lado da pessoa só serve mesmo para querer vender livros...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:34 PM

    Quetal uma parceria para troca de banners ?
    Já coloquei o se código no meu Blog.
    Passa por lá e pegue o meu código.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  3. eh, vai dá o q falar...
    mas eu até q qria ver esse lado feliz dele... saber do seu dia-a-dia...

    rsrs

    ResponderExcluir
  4. Desenho do Snoopy chamado "Ela é Uma Ótima Esquiadora".Patty Pimentinha está praticando patinação no gelo com seu técnico, Snoopy. No momento da competição de patinação, sua fita com a música que ela iria patinar quebra. Então, Woodstock assobia a música (O Mio Babbino Caro - Puccini) e Patty ganha o 1º lugar.

    Woodstock - O Mio Babbino Caro:
    http://youtube.com/watch?v=yH_RlC6Ahe8

    ResponderExcluir
  5. Cara, estou procurando uma tira e acabei achando seu blog, então primeiramente parabéns.

    A tira que eu procuro é de dois quadrinhos e ilustra a contra-capa de um destes recentes livrinhos com tiras do snoopy que se encontram nas revistarias.

    No primeiro quadrinho charlie brown diz ao snoopy que nem todo dinheiro do mundo poderia comprar uma amizade como a deles. E no segundo quadrinho snoopy pensa sobre o quanto de comida ele poderia comprar com todo o dinheiro do mundo.

    Se você tiver essa tira, puder publicar, ou me enviar, agradeceria muito!

    Origado!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5:21 AM

    Parabéns pelo site! Achei mto legal o material e as notícias que vc disponibiliza!
    Se possível, gostaria de avisar que alguns links do 4share estão quebrados...se vc puder postar outros eu agradeço desde já.

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu nome é Mariana, sou de Minas.
    Tive um professor na faculdade que tinha toda a trilha sonora dos desenhos do Snoopy... alguém da notícia de como faz pra conseguir? Onde se compra, ou onde se baixa?
    E sobre os desenhos tbm queria informação... será que rola uma coletanea?

    Abs

    ResponderExcluir
  8. - Eu queria ler a iografia.
    Não tem no Brasil, neh? -

    ResponderExcluir

DICAS PARA COMENTÁRIOS

*Não utilize o espaço de comentário para envio de propagandas (SPAM).
*Qualquer tipo de ofensa, briga, ou provocações serão excluidas.
*Procure escrever de forma clara, para evitar desentendimentos.
*Caso queria usar a URL de seu site, use a opção OpenID.

BEM VINDO!

Arquivo